A adesão ao Farol é feita pela assinatura do termo de compromisso, que contém diretrizes que a instituição e o Programa Farol(SINDHRIO) se comprometem a cumprir.
Estas diretrizes incluem um compromisso de confidencialidade, para evitar que qualquer informação sobre as instituição seja identificada, permitindo total sigilo em qualquer publicação do programa Farol.
Após a assinatura do acordo, a instituição receberá logins e senhas para aqueles indicados para ter acesso aoFarol. A partir daí os dados podem ser inseridos no programa.
Imediatamente após a colocação dos dados no programa, a instituição pode visualizar os gráficos e a comparação (benchmarking) com os outros participantes.
O programa permite que a instituição trace suas próprias metas para cada indicador , que serão visualizadas em cada gráfico e nas comparações com outras instituições.
Além disto, existem filtros que permitem que os gráficos sejam gerados conforme as características das instituições, facilitando as comparações(por porte,por acreditação,por tipo de corpo clínico,etc).